A família Lauraceae faz parte do grupo das angiospermas, que acredita-se ter originado no período Jurássico, há mais de 140 milhões de anos atrás, mas segundo Judd et. al., 2009, a linhagem que originou as angiospermas pode ter se separado das outras plantas com semente a cerca do dobro desse período.
Lauraceae está incluída na ordem Laurales. O cladograma abaixo mostra a relação da ordem Laurales que faz parte do clado das Magnolídeas que não são consideradas como monocotiledôneas nem como eudicotiledôneas e junto com ela, estão as ordens Magnoliales - a quem Laurales é grupo-irmão -, Canellales e Piperales.
As magnoliales (grupo-irmão de Laurales), difere destas pelos seus nós trilacunares a multilacunares, folhas dísticas e sementes frequentemente carnosas. Estas famílias retiveram as características mais ancestrais (plesiomórficas) como numerosos estames e carpelos livres arranjados espiraladamente, ovário súpero, semente com embrião diminuto e endosperma abundante (JUDD et. el., 2009).
A ordem é considerada monofilética, tendo como sinapomorfias os nós unilacunales, folhas opostas, receptáculo cupuliforme e estaminódios internos (JUDD et. al., 2009). Tal monofiletismo é sustentado por análises morfológicas e moleculares (Doyle e Endress 2000 et. al. apud Judd et. al., 2009).
Nenhum comentário:
Postar um comentário